Com o rápido crescimento do setor farmacêutico no Brasil, as farmácias e drogarias trazem propostas inovadoras de produtos e serviços a serem oferecidos aos clientes. Essa demanda resulta na necessidade de contar com profissionais capacitados para atender o público.
Pensando nisso, a Ascoferj reuniu três especialistas para abordar os conhecimentos indispensáveis ao exercício da profissão de atendente de farmácia e drogaria nas áreas de técnicas de vendas, conceitos básicos de medicamentos e desenvolvimento profissional.
Observação: caso tenha interesse em adquirir o curso avançado, é possível contratá-lo na modalidade presencial.
Objetivos
Capacitar o profissional e possibilitar a construção de um plano de carreira, de modo que, mesmo diante de futuras crises de emprego, ele sempre consiga encontrar ofertas. Com o curso, espera-se que ele seja um atendente de excelência e esteja preparado para lidar com o público. A partir disso, a farmácia terá a oportunidade de acelerar os negócios.
Público-alvo
Atendentes de farmácias e pessoas interessadas em ingressar na função.
Conteúdo programático
MÓDULO 1 – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS – Carla Coelho
- Aula 1 – Ética e Postura Profissional
- Aula 2 – Desenvolvendo Habilidades Interpessoais
- Aula 3 – Comunicação Como Fator de Sucesso
- Aula 4 – Gestão de Conflitos
- Aula 5 – Agregando Valor ao Atendimento: Fidelizando o Cliente
- Aula 6 – Autodesenvolvimento e Autogestão
MÓDULO 2 – CONCEITOS BÁSICOS DE MEDICAMENTOS – Betânia Alhan
- Aula 1 – Atribuições do Atendente de Medicamentos do Varejo Farmacêutico
- Aula 2 – Medicamentos e Classes Farmacológicas
- Aula 3 – Formas Farmacêuticas, Vias de Administração, Medidas e Volumes
- Aula 4 – Formatos de Embalagens e Tarjas
- Aula 5 – Siglas e Especialidades
- Aula 6 – Medicamentos: de Referência, Genéricos, Similares e Isentos de Prescrição (MIPs)
MÓDULO 3 – TÉCNICAS DE VENDA – Adriana Vale
- Aula 1 – Trade Marketing: O que é e as Vantagens para Vender Mais e Melhor
- Aula 2 – Técnicas de Merchandising: Como Deixar a Farmácia Mais Atrativa
- Aula 3 – Venda Consultiva: Entendendo o Consumidor
- Aula 4 – Cadeia de Valor: Como Vender Mais para o Consumidor
- Aula 5 – Experiência do Cliente: Como Torná-la a Melhor Possível
- Aula 6 – Sell Out: Como Aumentar o Giro dos Produtos
Consultoras
Adriana Vale é profissional de Marketing de Vendas e Inteligência de Mercado, tendo iniciado sua carreira na indústria farmacêutica em 1997. Atuou em projetos internacionais, gestão e lançamentos de grandes marcas de consumo. É responsável pela área Comercial e Parcerias da Ascoferj.
Betânia Alhan é farmacêutica especialista em Assuntos Regulatórios e fundadora da Organize Farma, consultoria para regularização de farmácias nos órgãos reguladores. Com 20 anos de experiência, é também coordenadora do Departamento de Assuntos Regulatórios da Ascoferj.
Carla Coelho é mentora em Gestão de Carreira e Negócio pela Pepe Consultoria Educacional e professora de pós-graduação. Atua como consultora em RH e projetos estratégicos pela Ascoferj e é especialista em Recursos Humanos com MBA em Gestão de Negócios.